terça-feira, 29 de março de 2011

(MEI/SIMEI) MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL - COMO CRIAR O NOME FANTASIA

Pesquisei bastante e sempre achei diversas informações, que por muitas vezes eram desencontradas, então resolvi criar um "tutorial" explicando como fazer essas alterações.

Programas Utilizados:
CNPJ3.1 e Receitanet

1º - Clique na parte superior esquerda em: DOCUMETOS>NOVO.

Abrirá uma janela pedindo que Selecione o tipo de contribuinte. Marque Pessoa Jurídica e demais Entidades, clique em OK. (Figura 1)
                                                                    
Aparecerá mais opções pedindo que Selecione o cadastro desejado. Clique em Alteração Cadastral e logo abaixo pedirá a Indetificação da Pessoa Jurídica, preencha com seu cnpj, Estado e Município, clique em OK. (Figura 1) (CONTINUA)


Figura 1

2º - Abrirá uma nova tela com o FCPJ - Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica.

Marque Dados Cadastrais/Situações Especiais, logo abaixo em Evento (Motivo de Preenchimento) coloque o código 221 (Alteração do título do estabelecimento (nome fantasia) e em Data do Evento coloque a data em que você se cadastrou pelo portal do Empreendedor Individual (veja o Certificado da Condição de Micoempreendedor Individual que você deve ter impresso). (Figura 2)

Figura 2

Clique em Identificação e em Código da Natureza Jurídica digite 213-5 (Empresário Individual), logo abaixo coloque o Titulo do Estabelecimento (Nome Fantasia) desejado e mas abaixo digite o seu NIRE (veja o Certificado da Condição de Micoempreendedor Individual que você deve ter impresso). (Figura 3)

Figura 3

Clique agora em Representante/Preposto. Em Identificação do Representante da Pessoa Jurídica para este ato de cadastro marque Representante e abaixo digite o nome e CPF a qual a empresa foi aberta. (Figura 4)

Figura 4

3º - Clique na parte superior esquerda em: DOCUMETOS>Gravar para Transmissão e depois em DOCUMETOS>Transmitir via Internet... (Figura 5)

Figura 5

4º - Abra o programa da Receitanet procure pelo local em que ele foi gravado para tranmitir via net (geralmente estará em C:\Arquivos de programas\CNPJ2010\gravados\) e envie.

5º - Por fim, vá à página da Secretaria da Receita Federal na Internet (www.receita.fazenda.gov.br), utilizando a opção "Consulta da Situação do Pedido Referente ao Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ, enviado pela Internet", imprima, reconheça em cartório e vá à Receita de posse dos documentos.


8 comentários:

Postar um comentário